Skip to content

Especificação Suplementar

IgorVeludo edited this page Sep 25, 2017 · 21 revisions

Histórico de Revisão


Data Versão Descrição Autor(es)
25/08/2017 1 Abertura do Documento Caio Oliveira de Moraes, Cleber José de Castro Júnior, Iago Neres Oliveira, Igor Guimarães Veludo, Lucas Pereira de Andrade Macêdo, Lucas Siqueira Rodrigues, Matheus Rodrigues do Nascimento.
3/09/2017 1.1 Criação e desenvolvimento dos tópicos Lucas Siqueira Rodrigues
08/09/2017 1.2 Adição do sumário Cleber José de Castro Júnior
11/09/2017 1.3 Adição do Desempenho e Referências Bibliográficas Lucas Pereira de Andrade Macêdo
18/09/2017 1.4 Adição do protótipo Cleber José de Castro Júnior
23/09/2017 1.5 Atualização na confiabilidade Lucas Siqueira Rodrigues, Igor Guimarães Veludo
24/09/2017 1.6 Atualizações e correções gerais nos documentos Lucas Pereira de Andrade Macêdo
24/09/2017 1.7 Atualizações e correções gerais nos documentos Igor Guimarães Veludo

Sumário

  1. Introdução
  2. Usabilidade
  3. Portabilidade
  4. Restrições de Design
  5. Desempenho
  6. Confiabilidade
  7. Interfaces
  8. Observações Legais e Direitos Autorais
  9. Padrões Aplicáveis
  10. Referências Bibliográficas

1. Introdução


1.1 Finalidade

Este documento tem como finalidade apresentar os requisitos não funcionais da aplicação que não foram descritos no documento de visão e no documento de casos de uso. Entre eles estão: usabilidade, desempenho, portabilidade, confiabilidade, entre outros.

1.2 Escopo

A aplicação QueroCultura tem como objetivo converter os dados do Ministério da Cultura contidos na plataforma Mapas Culturais em informação, ou seja, apresentar para o usuário de forma simples e objetiva os indicadores culturais.

2. Usabilidade


2.1 Facilidade de Uso

A aplicação deve ser intuitiva, ou seja de fácil entendimento para o usuário, necessitando apenas seguir nosso guia de uso para um melhor entendimento do funcionamento da aplicação.

2.2 Erros do sistema

Além de prevenir erros, o sistema deve alertar sobre possíveis ocorrências dos mesmos. E, caso ocorram, o sistema também é responsável por mostrar a sua descrição e sua possível solução.

3. Portabilidade


A aplicação pode ser acessada por qualquer dispositivo que tenha acesso a internet e suporte à navegadores web que consigam fazer uso das tecnologias utilizadas no sistema, sendo assim, funcional na maioria dos celulares, tablets, computadores e afins.

4. Restrições de Design


Responsividade: A aplicação web deverá ser responsiva, ela deve se adaptar ao tamanho da tela do dispositivo que o usuário estiver utilizando.

5. Desempenho


O desempenho da aplicação é altamente dependente da conexão a internet do usuário, em segundo plano há a quantidade de acessos simultâneos ao app e o tráfego de requisições a API que alimenta a aplicação. Tendo em vista tais fatos não podemos definir tempo de resposta e desempenho mínimos do app.

6. Confiabilidade


Para a nossa aplicação funcionar da devida forma é necessário uma conexão com uma API externa, utilizada para interagir com o mapa de atualizações, gerar e atualizar os indicadores. Porém os dados para apresentação dos indicadores são salvos em um banco de dados. Como o sistema depende de uma API externa para o funcionamento, a aplicação está sujeita a falhas em sua confiabilidade, pois o sistema não pode garantir que a API esteja sempre disponível. É necessário que a aplicação atenda às especificações de forma correta para que possua uma confiabilidade plena, e por isso o sistema deve manipular os dados recebidos da API corretamente para mostrá-los ao usuário. Esse aspecto também deve estar presente na modelagem, leitura e escrita do banco de dados, para que não ocorram falhas na apresentação dos indicadores, o que consequentemente diminuiria a confiabilidade do software.

7. Interfaces


7.1 Interfaces do Usuário

Protótipo

7.2 Interfaces de Software

Navegadores de internet com suporte as tecnologias que o sistema utiliza.

8. Observações Legais e Direitos Autorais


GNU GENERAL PUBLIC LICENSE, Version 3, 29 June 2007

9. Padrões Aplicáveis


MVT(Model - View - Template)

10. Referências Bibliográficas:


Artefato - Documento de Visão. Disponível em: < https://github.com/fga-gpp-mds/2017.2-QueroCultura/wiki/Documento-de-Vis%C3%A3o > Acesso em: 3 de setembro de 2017.

Clone this wiki locally