Skip to content

GilbertoRicci/guia-de-uso

 
 

Repository files navigation

Infoproletários: Guia de Uso

asamblea

Este é o documento que o Infoproletários utiliza para apresentar seu funcionamento e estrutura organizativa para todos os interessados na comunidade de trabalhadores da TI.

1. O que é o Infoproletários?

O Infoproletários é um movimento social / sindical dos trabalhadores e trabalhadoras da TI. Nos reunimos para deixar claro nosso papel como trabalhadores e lutar organizadamente por melhores condições de vida e trabalho. Nos definimo como movimento social / sindical pois não nos restringimos a forma de contratação do trabalhador. PJ, MEI, CLT, freelancer, etc, somos todos trabalhadores de TI e precisamos nos juntar para conseguir nossos interesses coletivos.

2. Como funciona o Infoproletários?

O Info funciona na forma de círculos concêntricos. Na prática. há níveis crescentes de acesso e responsabilidade baseados no engajamento em tarefas e atividades do movimento. Hoje existem três níveis:

circulos concentricos

  • Membros: Participantes ativos do movimento, responsáveis pela linha política, atuação e expansão do Info. Os membros concordaram em dedicar uma porção de tempo maior as atividades do Infoproletários, além de assumir responsabilidades quanto as tarefas recorrentes (ex. gerenciamento dos canais de comunicação, produção de conteúdo, atuação sindical, etc). A existência deste nível não é uma busca por hierarquização e sim um reconhecimento da existência de pessoas a frente do processo de construção deste movimento. Além disto, é esperado dos membros que se contribua para a independência financeira do movimento com valores entre R$ 15 e R$ 30 por mês. Em caso de dificuldade financeira comunidada, o membro fica livre da cotização até que sua situação melhores.
  • Moderadores: Responsáveis por aplicar nosso código de conduta e linha política nos canais oficiais do Infoproletários. Os moderadores serão eleitos pela comunidade por períodos pré-acordados e ajudarão a manter nossos canais como espaços de interação saudáveis e interessantes.
  • Comunidade: Todos os interessados no movimento. A comunidade inclui as pessoas nos nossos canais de comunicação, que compareceram a eventos/atividades organizadas por nós, que entraram em contato de alguma forma, etc. Consideramos como parte da comunidade todos aqueles interessados na construção do movimento ou curiosos sobre suas práticas e ideais.

3. Como se tornar moderador? E membro?

A ideia dos níveis não é criar barreiras insuperáveis. Estes existem como um experimento de um movimento que estava funcionando sem muita estrutura organizativa. Por isso, queremos que as pessoas sintam-se incentivadas a fazer parte da moderação e dos membros do Info.

Para fazer parte da moderação, basta se candidatar nos canais oficiais do movimento. Ao fim do período de moderação, serão chamadas novas eleições onde todos podem se candidatar e ser votados pela comunidade. Caso haja necessidade de mais moderadores, devido a quantidade de trabalho, chamaremos novas eleições.

Para fazer parte dos membros, basta se candidatar ou ser convidado. Cabe aos membros atuais do Info decidir por novas entradas. Isto não é feito para excluir ninguém. Como somos um movimento que trava o enfrentamento com a patronal, temos que prezar pela segurança daqueles que já constroem o Infoprolerários. Também precisamos avaliar se o novo membro irá dispor do engajamento necessário para não sobrecarregar os demais com tarefas.

4. Quais são os canais oficiais?

Temos dois canais oficiais de comunicação. Eles são a Sala de Chat Pública no Riot.IM e o Grupo de Facebook. Ambos são canais que nos esforçamos para manter com atividade e debates construtivos. Há moderação nestes espaços e espera-se que todos os participantes sigam o nosso Código de Conduta.

About

Infoproletários: Guia de Uso

Resources

Stars

Watchers

Forks

Releases

No releases published

Packages

No packages published