Você precisa ter instalados: docker, docker-compose e o plugin local-persist
A Documentação oficial do Docker oferece amplo suporte à adoção e operação do mesmo. Recomendo a instalação de acordo com as instruçes disponíveis neste link, que contém instruções específicas para a instalação em diversos sistemas e arquiteturas.
O Compose já faz parte do Docker e as instruções para instalação também estão disponíveis na documentação oficial. Ele não é necessário para testar apenas uma imagem, mas para o uso da Stack composta pelo Varnish, HAProxy, Clientes Plone e Zeoserver ele será necessário, pois gerencia as dependências de inicialização e também o escalonamento dos motores de renderização (Clientes Plone).
Se você usar a Stack de serviços com o Compose, você poderá usar o plugin Local-persist para gerenciar volumes locais para permanência dos dados. Esse plugin permite gerenciar a montagem dos volumes em pastas do sistema que podem ser facilmente movidas. Você pode combinar esse plugin com o NFS, montando o volume dentro de um diretório NFS.
O repositório do projeto disonibiliza instruções para instalação e um script para instalação automática. Mais informações:https://github.com/CWSpear/local-persist
Depois de instalar as dependências você dever baixar o código-fonte. Caso deseje, você pode apenas salvas o arquivo docker-compose.yml em uma pasta e já estará apto a iniciar a Stack.
Se desejar, clone o repositório e entre no diretório criado.
git clone https://github.com/unixelias/plone.idg.git
cd plone.idg
Para subir o cluster digite:
$ docker-compose up -d
Para escalar os números de clientes ZEO:
$ docker-compose scale ploneidg=4
Os dados são armazenados no servidor ZEO, onde é possível gerenciar os backups. Há um mecanismo de backup e restauração na instalação do Plone das imagens e esse deve ser realizado dentro dos containeres ou pelo Compose. Uma vez que os dados estão montados apenas para o serviço 'zeoserver', não é necessário realizar procedimentos de backup nos containeres 'ploneidg'.
Para backup do site Plone digite:
$ docker-compose run zeoserver bin/backup
Para restaurar o backup para o serviço:
$ docker-compose run zeoserver bin/restore
Você pode gerenciar os dados também pelas pastas locais onde os volumes docker estiverem montados.
Para ver mais sobre o docker e o plone veja a documentação em https://github.com/plone/plone.docker/blob/master/docs/usage.rst.
Saiba mais sobre essa pilha de serviços consultando meu TCC neste link.