- Detalhes da implementação: Implementação
- Detalhes de uso: Tutoriais
Implementação númerica da teoria BEMT, Blade Element Momentum Theory, para rotores verticais de hélicopteros em voo pairado. Para ver detalhes de uso do modulo veja os tutoriais.
A teoria BEMT é a combinação de duas outras teorias, a teoria da quantidade de movimento ou teoria do disco atuador e a teoria do elemento de pá (BET - Blade Element Theory).
A teoria da quantidade de movimento modela o rotor com um disco atuador (um rotor com número infinito de pás) com espessura despressível que suporta a diferença de pressão que gera a sustentação, sem agregar ao modelo caracteristicas de projeto da hélice. Contudo, essa simples teoria fornece alguns parametros de desempenho do rotor baseando-se na leis de conservação de momento do fluido em um volume de controle que engloba o rotor.
A BET assume que a pá é composta de pequenos elementos bidimensionais, aerofólios, que são submetidos ao escoamento de forma a gerar forças e momentos que são integradas na pá para compor as forças globais. Para mais detalhes da implementação consultar relátorio final.
- Correção de ponta de pá (Modelo de Prandtl);
- Afilamento da pá (Poderado pela tração);
- Polar de arrasto parabolica;
- Torção linear da pá;
- Torção ideal.
- Não há correção de compressibilidade;
- Modelo não preve sustentação negativa;
- Modelo não preve interferencia das pás no escoamento;
[LEISHMAN2000] Leishman, J.G. 2000. Principles of Helicopter Aerodynamics. Cambridge University Press.