Este repositório faz parte do projeto IFFar em Dados e representa o seu frontend, contando ainda com um outro repositório, que contém sua API de backend. Ele foi o tema da minha monografia no bacharelado em Sistemas de Informação, que buscou realizar o processamento de dados abertos ofertados pela instituição, além de outras instituições, para a disponibilização de informações sobre os cursos ofertados e os estudantes que formam a instituição. Apesar de, atualmente, focar as informações nesse aspecto, também existem planos de se cobrir outras áreas posteriormente, que necessita de mais pesquisa, principalmente considerando a complexidade de informar certos temas, como cobrir informações de aspecto financeiro, por exemplo.
A monografia "IFFar em Dados: proposta de portal para transparência institucional" tratou sobre os aspectos da transparência, que afeta a comunicação, e a oferta de informações da instituição. O ponto central do trabalho foi em demonstrar que informações pertinentes sobre o IFFar podem ser ofertadas de maneiras mais práticas apenas com os dados que a própria instituição já deve oferecer por lei, porém, o mesmo também vale para qualquer outra instituição de ensino pública. Para a quem interessar, a monografia está em docs/monografia.pdf
, contudo, também poderá ser consultada em meu GitHub Pages pessoal.
O objetivo prático do IFFar em Dados é processar dados existentes sobre o IFFar, disponibilizando-os como informação. Nesse aspecto, são utilizados, majoritariamente, dados oferecidos pelo próprio IFFar, microdados da Plataforma Nilo Peçanha, com dados de toda a Rede Federal, e dados fornecidos pela API Nominatim, para determinadas informações geográficas. Processando e relacionando esses dados, um conjunto de elementos contendo diferentes informações pôde ser apresentado.
Por exemplo, utilizando os dados da API do IFFar e a API Nominatim, um mapa interativo pôde ser construído através da biblioteca D3.js para a navegação do usuário: Todos os dados utilizados do Nominatim são em formato GEOJSON que, então, são transformados no D3.js, desde a construção do próprio mapa do estado e a localização das unidades de ensino.
O ponto mais importante, conforme as prioridades estabelecidas na pesquisa com os estudantes do Campus São Borja, é apresentar informações sobre os cursos ofertados. Tanto que são as primeiras informações visualizadas pelos usuários. Inicialmente, após a apresentação das unidades de ensino na página inicial, são apresentas informações dos cursos de forma geral, que depois seguem para informações específicas para cada nível de curso: técnico; graduação; e pós-graduação.
Um componente compartilhado e reutilizado em muitos elementos é a barra de anos. Ela serve para o usuário visualizar as informações de determinado componente em um ano específico, filtrando e permitindo visualizar a progressão do IFFar em determinado aspecto:
E, navegando entre as páginas, os usuários podem visualizar as informações filtrandos para um nível cada vez mais específico. Primeiro, o usuário visualiza os dados do IFFar como um todo, depois, as informações específicas de uma unidade de ensino, seguindo para as informações específicas a um curso. Obs.: Nas informações do cabeçalho são utilizados os dados do ano mais atual presente, devendo representar a situação real sobre estudantes, por exemplo, apenas após o início do ano letivo.
Obviamente, o sistema também informa, de forma amigável para o usuário, quando tentar acessar um curso ou unidade de ensino não existente, ou até mesmo um erro de sistema:
Utilizando os dados de outras instituições, como a Plataforma Nilo Peçanha, algumas outras informações muito pertinentes também podem ser apresentadas. São informações em que apenas os dados abertos do IFFar não permitiriam ser construídas, como é o caso das informações demográficas sobre os estudantes que formam a instituição, desde a instituição como um todo até o perfil demográfico em um curso específico: