Algoritmo de aprendizado supervisionado, que é considerado uma rede neural de camada única. O Perceptron é um classificador binário que utiliza retas. Ou seja, ele é útil em contexto de classificação binária em que os dados podem ser separados linearmente, isto é, como na imagem abaixo:
- Exemplo do algoritmo:
No notebook - que pode ser acessado clicando aqui - tem exemplos com tamanhos de dados de treinamento distintos, a acurácia calculada e uma conclusão sobre o modelo.
Algoritmo de aprendizado supervisionado simples que é utilizado como classificador. O funcionamento básico do algoritmo é simples: dado um ponto novo, calcule a distância desse ponto para todos os outros pontos ja rotulados. Com isso, você pega os k mais próximos - por isso geralmente o k é um número ímpar, para ter um vencedor - e considera a classificação do ponto novo o rótulo que mais apareceu nos k mais próximos. Como na imagem abaixo:
Nessa imagem, quando fazemos k=3, temos mais representantes da Classe B, logo com k=3, o ponto vermelho seria classificado como Classe B. Porém com k=6, temos mais representantes da Classe A, logo com k=6, o ponto vermelho seria classificado como Classe A. Um ponto importante a se destacar é que, apesar da imagem estar parecendo com um círculo representando o k, na realidade esse círculo é utilizado apenas para demonstrar os k pontos mais próximos e diferenciá-los dos demais.
Nesse notebook utilizei o clássico problema da classificação de dígitos escritos manualmente, logo, o algoritmo recebe um uma matriz com o tom de cinza de cada pixel. Nesse exemplo utilizei do próprio Scikit Learn em que as imagens são 8x8 pixels. Exemplo dos dados:
No notebook - que pode ser acessado clicando aqui - é possível observar o passo a passo do algoritmo é observar sua acurácia, vale a pena ressaltar também que, dependendo do k e p escolhidos, a acurácia se altera, visto que os parâmetros do modelo estão sendo alterados.
É um algoritmo que deve ser utilizado quando se deseja realizar previsões de uma variável dependente. Ela é feita ajustando os pontos do gráfico a uma reta, querendo minimizar os erros quadráticos, ou seja, minimizando o somatório das distâncias de cada ponto até a reta, como na figura abaixo:
Então após uma prova matemática, o resultado obtido que temos para calcular os pesos dessa função é tido por:
No notebook - que pode ser acessado clicando aqui - tem exemplo de uma previsão da renda mensal brasileira, super simples.