Skip to content

KingOfCactus/Apresentacao-Malha-Ferroviaria

Folders and files

NameName
Last commit message
Last commit date

Latest commit

 

History

32 Commits
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Repository files navigation

Malha Ferroviária — Projeto Integrador

Esse projeto consiste em duas apresentações da Estrada de Ferro Vitória a Minas da Vale, uma em realidade aumentada e outra em realidade virtual, sendo entregues como Projeto Integrador para a conclusão do curso de aprendizagem técnica industrial do Senai em 2024.

Descrição

A proposta desse projeto foi apresentar as principais estações da EFVM de forma lúdica, utilizando a realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) como ferramentas para tal. Foram contempladas as estações de Pedro Nolasco, Aimorés, Governador Valadares, Itabira e Belo Horizonte.

Realidade Virtual

A realidade virtual foi utilizada para simular uma experiência de viagem partindo de Vitória até Belo Horizonte, acompanhando o ponto de vista de um passageiro. Usando um dispositivo Android e um óculos mobile estilo cardboard, o usuário pode escolher entre as cinco apresentações, que podem ser vistas em um desktop por meio dessa playlist. Esse aplicativo pode ser baixado por aqui.

Realidade Aumentada

Contém informações gerais sobre a malha ferroviária nacional e uma breve descrição de cada uma das estações. As estações são projetadas em volta de um protótipo de locomotiva de passageiros confeccionado com chapas de metal, simulando o trajeto real da mesma. Esse aplicativo pode ser baixado por aqui, sendo necessário escanear esse qrcode durante o uso do mesmo.

Como foi feito

As estações foram construidas no Minecraft e exportadas para a Unity utilizando o MiEx e o Blender. Na Unity foram utilizadas a ARFoundation, o CardboardSDK e um shader de terceiros para a máscara de profundidade/oclusão. O protótipo da locomotiva foi feito usando as ferramentas disponíveis no Senai, como dobradeira, gilhotina, disco de desbaste, etc. A fabricação foi feita com base no desenho técnico elaborado no Solidworks, fazendo adaptações quando necessário.

Para construir as estações, foram feitas medições aéreas no Google Earth e agrupadas imagens no Miro para fins de planejamento e organização. Dentro do Minecraft foram usadas algumas ferramentas para ajudar na construção, principalmente o WorldEdit. Para hospedagem do server da construção, foi usado o Always Free Tier da Oracle Cloud, em uma instância 'VM.Standard.A1.Flex' rodando Ubuntu, sendo disponível 24/7.

GRUPO CONTRIBUIÇÃO PRINCIPAL
Victor Hugo Minecraft (líder), Programação e Organização Geral
Mariana Trindade Caldeiraria (líder), Minecraft e Organização Geral
Thielly Cristini Pesquisa, Caldeiraria, Minecraft e Decoração
Bianca Berger Pesquisa, Caldeiraria, Minecraft e Decoração
Állan Holz Solidworks, Caldeiraria e Minecraft
Juan Carlos Solidworks e Minecraft
Gabriel Lopes Pesquisa e Minecraft