Skip to content

Latest commit

 

History

History
42 lines (31 loc) · 2.27 KB

GLOSSÁRIO.md

File metadata and controls

42 lines (31 loc) · 2.27 KB

GLOSSÁRIO

Termos do domínio de linguagens de programação adotados nesta oficina.

AST: Abstract Syntax Tree (Árvore Sintática Abstrata); estrutura de dados que representa o programa de uma forma conveniente para o trabalho do interpretador ou compilador. Em Python uma AST pode ser construída com listas, dicionários, e/ou objetos aninhados.

compilador: programa que lê código-fonte e gera códigos binários para processadores específicos, na forma de binários executáveis ou bibliotecas. Compiladores usam AST como representação do programa; a construção do binário é guiada pela AST. Ver: interpretador.

infixo: símbolo que aparece entre duas expressões, por exemplo operadores aritméticos infixos: a + b. Ver: prefixo.

interpretador: programa que lê código-fonte e o executa em memória, sem gerar um arquivo binário executável. Alguns interpretadores executam o programa lendo a AST, outros usam a AST para gerar bytecode para uma máquina virtual. Ver: compilador.

parser: função que recebe o código-fonte e devolve uma AST formada por objetos da linguagem hospedeira. Ex: parse('(* 2 pi)') resulta em ['*', 2, 'pi']. Traduções: analisador sintático ou analisador.

prefixo: símbolo que antecede uma ou mais expressões, por exemplo o operador aritmético prefixo + a b c d devolve a soma dos quatro valores. Em Scheme, expressões prefixas são delimitadas por parêntesis (+ a b c d). Ver: infixo.

prompt: sinal gráfico que um programa exibe para indicar que está esperando uma entrada. Por exemplo, o prompt padrão do Python é >>>.

REPL: REPL ou Read-Eval-Print-Loop é um programa interativo quem exibe um prompt onde digitamos comandos ou expressões e o programa interpreta o que digitamos, mostra o resultado, e volta para o estado inicial exibindo o prompt e esperando uma nova instrução do usuário.

varíadico: um parâmetro de função que aceita zero ou mais argumentos. Ex.: def soma(*p): return sum(p) cria uma função com o parâmetro variádico p, podendo ser usada como soma(), soma(1, 2), ou soma(1, 2, 3, 4), ou soma(*range(1_000_000)). Em Scheme, alguns operadores como +, *, =, <= são variádicos. Por exemplo, (+ 1 2 3 4) devolve o valor 10.