Bem vindo à segunda edição do Pro Git. A primeira edição foi publicada há mais de quatro anos. Desde então muita coisa mudou e ainda muitas coisas importantes não mudaram. Enquanto a maioria dos comandos e conceitos fundamentais ainda hoje são válidos por conta da equipe do Git ser fantástica em manter as coisas retrocompatíveis, houveram algumas adições e modificações significativas na comunidade que envolve o Git. A segunda edição deste livro é destinada a pontuar essas mudanças e atualizar o livro para que ele possa ser mais proveitoso aos novos usuários.
Quando eu escrevi a primeira edição deste livro, Git ainda era uma ferramenta relativamente difícil de se usar e pouco adotada pelos hackers mais hardcore. Ele estava começando a ganhar força em certas comunidades, mas não tinha chegado nem perto da ubiquidade que tem hoje. Desde então, praticamente todas as comunidades open source o adotaram. Git obteve um progresso incrível no Windows, com a explosão de interfaces gráficas criadas para ele, no suporte em IDEs e em uso corporativo. O Pro Git de quatro anos atrás não sabia de praticamente nada disso. Um dos principais objetivos dessa nova edição é abordar todas essas novas fronteiras na comunidade Git.
A comunidade Open Source usando Git também explodiu. Quando eu originalmente sentei para escrever o livro cerca de cinco anos atrás (tomou-me um tempo para publicar a primeira versão), eu tinha acabado de conseguir emprego numa companhia pouco conhecida desenvolvendo um website de hospedagem de Git, chamado GitHub. Na época da publicação haviam talvez algumas milhares de pessoas usando o site e somente quatro de nós trabalhando nele. Enquanto escrevo essa introdução, GitHub está anunciando nosso décimo milionésimo projeto hospedado, com aproximadamente 5 milhões de contas de desenvolvedores cadastradas e mais de 230 funcionários. Ame-o ou odeie-o, GitHub mudou drasticamente grandes esferas da comunidade Open Source de uma forma que era praticamente inconcebível quando me sentei para escrever a primeira edição.
Escrevi uma pequena seção na versão original de Pro Git sobre o GitHub como um exemplo de hospedagem Git, com a qual nunca estive muito confortável. Eu não gostava muito do fato que eu estava escrevendo algo que eu sentia que era essencialmente um recurso da comunidade, falando sobre a minha empresa no meio. Embora eu ainda não ame esse conflito de interesses, a importância do GitHub na comunidade Git é inevitável. Ao invés de usar como exemplo de hospedagem Git, eu decidi transformar aquela parte do livro em uma descrição mais aprofundada sobre o que GitHub é e como usá-lo efetivamente. Se você irá aprender como usar o Git, saber como usar o GitHub ajudará você a fazer parte de uma imensa comunidade, o que é valioso independentemente de qual serviço de hospedagem Git você decidir usar para seus códigos.
A outra grande mudança desde a época da última publicação tem sido o desenvolvimento a ascensão do protocolo HTTP para transações em rede do Git. A maioria dos exemplos do livro foi mudada do SSH para o HTTP por ele ser muito mais simples.
Tem sido maravilhoso assistir o Git crescer nos últimos anos, indo de um sistema de controle de versões relativamente obscuro para basicamente dominar os sistemas de controle de versão comerciais e open source. Eu estou feliz que Pro Git foi tão bem sucedido e também foi capaz de ser um dos poucos livros técnicos no mercado que ambos obteve um sucesso considerável e é completamente open source.
Espero que você aprecie esta versão atualizada de Pro Git.