Skip to content

Latest commit

 

History

History
79 lines (53 loc) · 2.91 KB

valores.md

File metadata and controls

79 lines (53 loc) · 2.91 KB

Valores e Variáveis

Valores

Podemos guardar valores na memória dando-lhes um nome. Esse processo é chamado de declaração de valor. O nome serve para que possamos recuperar o valor mais adiante. No exemplo a seguir damos o nome idade ao número 18, país ao texto "Brasil" e preço ao número 12.50.

idade = 18
país = "Brasil"
preço = 12.50

Quando precisamos de um valor é só usar seu nome.

nova_idade = idade + 1     # nova_idade = 19

Tipos

Cada valor que usamos tem um tipo. O tipo serve para dizer quais operações podemos realizar com os valores. No caso de idade, o tipo é Inteiro; no caso de país, o tipo é Texto; e no caso de preço, o tipo é Real.

Com valores dos tipos numéricos podemos fazer operações aritméticas como soma e subtração. Já com um texto podemos concatenar (juntar dois textos) com outro texto ou extrair parte dele para formar um novo texto.

Os principais tipos que temos são os seguintes:

Tipo Valores
Inteiro -4, 0, 5, ...
Real -7.23, 0.0, 5.25, ...
Texto "texto", "ola", "mundo", ...
Lógico verdadeiro e falso
Caractere 'a', '4', '&', ...

Na definição de valores podemos especificar o tipo do valor. Por exemplo, podemos escrever:

idade: Inteiro = 18
país: Texto = "Brasil"
preço: Real = 12.50

A regra geral é

nome_do_valor : Tipo = Valor

# ou

nome_do_valor = Valor     # tipo omitido

Os tipos são essenciais em linguagens com tipagem estática como Potigol para verificar quais as operações são permitidas. Operações ilegais são facilmente descobertas pela violação dos tipos. Por exemplo a operação 18 + "Brasil" daria um erro porque não podemos somar um inteiro com um texto.

O tipo geralmente pode ser omitido. Nesse caso, o próprio Potigol consegue inferir (descobrir) o tipo no momento da declaração à partir tipo do valor.

Declaração simultânea

No exemplo anterior declaramos três valores distintos, cada um em uma linha. Mas podemos declarar vários valores simultaneamente em uma mesma linha.

idade, país, preço = 18, "Brasil", 12.50

Do lado esquerdo do sinal = temos a lista de nome e do lado direito temos os valores. O primeiro valor (18) será atribuído ao primeiro nome (idade), o segundo valor ao segundo nome e assim por diante.

Também podemos dar vários nomes ao mesmo valor. Neste caso temos uma lista de nomes e apenas um valor. No exemplo, a, b e c serão iguais a 40.

a, b, c = 40

Um último detalhe sobre atribuições de valores é que uma vez atribuído um valor a um nome, nós não podemos mais alterar o valor. Por exemplo, se dizemos que idade = 18, não podemos dizer mais adiante que idade = 19. Isto daria um erro na execução do programa.

Variáveis

Declaração de Variáveis

Atribuição