Skip to content

Latest commit

 

History

History
92 lines (58 loc) · 10.5 KB

relatorio-estagio.md

File metadata and controls

92 lines (58 loc) · 10.5 KB

Voltar

Sumário

1. Qual é o objetivo de um Relatório de Estágio?

Segundo o PPC (Projeto Pedagógico do Curso) dos cursos Bacharelado em Ciência da Computação 1 e Bacharelado em Sistemas de Informação 2, um relatório de estágio tem como objetivo expor as atividades, os aprendizados e as informações coletadas e observadas durante o intervalo de tempo que o estudante realizou o estágio. A ideia é "demonstrar" que o discente adquiriu experiência profissional específica, aquisição de conhecimentos e habilidades, preparando-o para o exercício profissional.

Atenção

O estágio deve estar regulamento junto à UFLA e não pode ser realizado por profissionais que já atuem em nível de desenvolvedor acima de júnior ou com outras atribuições (Database manager, scrum master, etc) ou quaisquer variantes que indiquem inserção já consolidada no mercado de trabalho, neste caso o relatório técnico pode ser uma alternativa.

Conforme a PROEC afirma nesta página:

Setor responsável pelo controle, registro e acompanhamento dos estágios em que a Universidade Federal de Lavras tenha parte como Instituição de Ensino ou como concedente, seguindo as orientações da Lei de Estágio de número 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Nesta lei disponivel em Lei do Estágio, destacam-se dois pontos que normalmente vão conseguir distinguir o estágio de outras atividades. São elas:

No artigo 3, após mencionar sobre as definições, classificações e relações de estágio:

Art. 3o O estágio, tanto na hipótese do § 1o do art. 2o desta Lei quanto na prevista no § 2o do mesmo dispositivo, *não cria vínculo empregatício de qualquer natureza

E no artigo 10, da parte do estágiario, que dispõe das regras sobre jornada de trabalho:

Art. 10. A jornada de atividade em estágio será definida de comum acordo entre a instituição de ensino, a parte concedente e o aluno estagiário ou seu representante legal, devendo constar do termo de compromisso ser compatível com as atividades escolares e não ultrapassar: I – 4 (quatro) horas diárias e 20 (vinte) horas semanais, no caso de estudantes de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos; II – 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais, no caso de estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular

2. Como um Relatório de Estágio deve estar organizado?

Em geral, um relatório de estágio é composto pelos seguintes capítulos: Introdução, Fundamentação Teórica, Atividades Realizadas, Considerações Finais e Referências.

É importante ressaltar que os capítulos Fundamentação Teórica e Atividades Realizadas, em geral, são desmembrados em seções, a fim de facilitar a organização e o entendimento do texto. Ainda com relação ao capítulo Fundamentação Teórica, é recomendado utilizar um título que melhor identifique o capítulo, de acordo com o trabalho realizado.

Veja abaixo um exemplo de título para o capítulo Fundamentação Teórica, bem como duas seções desse capítulo:

2 Tecnologias Utilizadas

2.1 HTML, CSS e JavaScript

2.2 ReactJS

3. Como posso escrever a "Introdução" de um Relatório de Estágio?

A introdução de um relatório de estágio deve conter, dentre outras coisas, uma descrição do local do estágio (empresa, instituição, entre outros), destacando suas principais características, tais como localização, número de funcionários, principal ramo de negócio, dentre outros.

Além disso, deve-se apresentar o período em que o estágio foi desenvolvido, bem como os principais projetos nos quais o estagiário atuou. É recomendado, ainda, que esta seção do relatório de estágio apresente uma breve descrição das atividades realizadas pelo estagiário nos projetos listados anteriormente. É bem provável que você tenha realizado diversas atividades ao longo do seu estágio e você não precisa relatar cada uma delas. Procure relatar as que foram mais relevantes; em outras palavras, aquelas atividades que agregaram maior valor para a organização e/ou que trouxeram um maior número de lições aprendidas para você e para a equipe com a qual trabalhou. Eis alguns exemplos de atividades realizadas:

Como principais atividades realizadas neste estágio, têm-se: o desenvolvimento da tela de cadastro de fornecedores do sistema X, a correção de alguns bugs encontrados pelos testadores no módulo de pedidos do sistema Y e a escrita de testes automatizados para a funcionalidade de cadastro de questões do sistema Z.

O último parágrafo do texto deste capítulo deve apresentar como o trabalho encontra-se organizado. Veja um trecho de exemplo abaixo:

Este trabalho encontra-se organizado como segue: no Capítulo 2 são apresentadas as principais tecnologias utilizadas ao longo do estágio; o Capítulo 3, por sua vez, apresenta [...]. Por fim, o Capítulo 4 apresenta as considerações finais deste relatório de estágio.

Não é comum, neste capítulo, utilizar figuras, tabelas, quadros, entre outros. Deixe isso para os capítulos à frente, principalmente o capítulo Fundamentação Teórica.

Por outro lado, algo bem comum é você precisar citar algum documento produzido por outra pessoa, tal como um estudo científico, uma pesquisa de opinião, um website de uma ferramenta computacional, entre outros. Para mais detalhes sobre isso, consulte a seção Evite plágio! Faça citações sempre que necessário na página inicial deste Guia.

4. Como posso escrever a "Fundamentação Teórica" de um Relatório de Estágio?

A fundamentação teórica de um relatório de estágio deve conter, dentre outras coisas, uma descrição dos conceitos, ferramentas, técnicas, metodologias, entre outras coisas utilizadas ao longo do estágio. É importante destacar que tudo isso não deve ser apresentado simplesmente por apresentar. O texto deste capítulo deve ter alguma relação com o restante do texto do TCC, em especial, com o capítulo Atividades Realizadas.

Por exemplo, suponha que você tenha realizado testes E2E (End-to-end) em uma aplicação Web desenvolvida pela empresa. Então, no capítulo Fundamentação Teórica, você teria uma seção sobre testes E2E, explicando o que são, para que servem e como são realizados. Além disso, se você utilizou alguma ferramenta para realizar os testes (p. ex. Cypress), seria interessante falar sobre ela também. Dessa forma, quando o leitor chegar ao capítulo Atividades Realizadas e descobrir que você criou N testes E2E para a aplicaçao Web XYZ da empresa, utilizando a ferramenta Cypress, ele vai saber exatamente do que se trata. Pode ser interessante também indicar, no final de cada seção deste capítulo, como você usou (ou foi impactado) pelo conceito que ele acabou de explicar. Por exemplo:

Na Empresa X, o estagiário utilizou o conceito de testes E2E para elaborar e executar casos de teste para as principais funções da aplicação XYZ.

No caso de ferramentas e linguagens, além das informações básicas (o que é, para que serve, etc), é interessante apresentar um exemplo simples de utilização dessa ferramenta/linguagem. Para mais detalhes sobre isso, por favor, leia a seção Comente suas figuras, tabelas e trechos de código na página inicial deste Guia.

Por último, assim como ocorre no capítulo Introdução, algo bem comum de ocorrer neste capítulo é você precisar citar algum documento produzido por outra pessoa, tal como um estudo científico, uma pesquisa de opinião, um website de uma ferramenta computacional, entre outros. Para mais detalhes sobre isso, consulte a seção Evite plágio! Faça citações sempre que necessário na página inicial deste Guia.

5. Como posso escrever o capítulo "Atividades Realizadas" de um Relatório de Estágio?

O capítulo de Atividades Realizadas de um estágio inicialmente precisa realizar uma introdução, contemplando as características do campo de estágio, como por exemplo aspectos administrativos da empresa, ferramentas disponíveis as que foram utilizadas, se o estágio foi realizado em mais de uma etapa e também é interessante montar um organograma que mostra a estrutura administrativa da empresa. Se necessário, você pode descrever melhor a empresa e seus aspectos (que já foram mencionados na introdução) para complementar a ideia do ambiente em que foram desenvolvidas as atividades.

Além disso, é preciso expor o que foi desenvolvido durante o estágio, apresentar as dificuldades, aprendizados, o porquê da realização das atividades expostas, o tempo em que foram realizadas as atividades e se houve necessidade de auxílio periódico do supervisor, separados em tópicos de acordo com cada atividade relizada, de acordo com o seguinte esquema:

1.1 Nome da atividade

A) O que foi feito

B) Por que foi feito, tempo de realização da atividade

C) Como foi feito

D) Descrição da aprendizagem com a atividade

Também é interessante abordar quais matérias ou áreas de conhecimento do curso se relacionam com as atividades do estágio, mostrando como o curso agregou nas atividades de estágio do aluno, além das respectivas referências utilizadas no decorrer de cada atividade.

Footnotes

  1. https://drive.google.com/file/d/1Xs0CNMHOkSBxdE7vsVDGxAcejcBx-ewO/view

  2. https://drive.google.com/file/d/1nihXHeysnbqBB8Tqlg79LhOjw6031xK3/view