Web Components de ponta, sem complicação.
- Componentes no navegador, sem frameworks; 🌐
- E nativamente em frameworks como Vue e Angular; 🧩
- Ou com wrappers inclusos para suportar React; ⚛️
- Empacotado para acesso direto por CDN; 📦
- Totalmente aderente ao CPS Design System; 🎨
- Incluindo tema para modo escuro; 😎
- Mas totalmente personalizável com CSS; 📝
- Construído com acessibilidade em mente; ♿️
- Em português, mas com suporte a outros idiomas; 💬
- E totalmente open-source! 🔓
CPS Elements é parte do projeto de UI/UX institucional, que também sustenta o CPS Design System, projetados originalmente pelo professor Erick Petrucelli. Independentemente de suas origens e motivações iniciais, é um projeto totalmente open-source disponível sob os termos da licença MIT.
Documentação: cpsrepositorio.github.io/cps-elements
Código-fonte: github.com/cpsrepositorio/cps-elements
Após muito tempo, finalmente temos uma forma nativa de criar nossos próprios elementos HTML e usá-los com qualquer framework JavaScript que quisermos, ou mesmo sem qualquer framework! Embora seja uma especificação nativa com excelente suporte em navegadores modernos, construir todos os componentes, do zero, se encaixando apropriadamente e seguindo as melhores práticas, é uma ação custosa que muitas equipes não podem assumir (e nem deveriam).
CPS Elements provê uma coleção de componentes profissionalmente projetados, criados com tecnologia agnóstica de frameworks, aderentes ao design estabelecido no CPS Design System. Assim, você pode começar seus projetos sem ter que reinventar a roda, se baseando em uma biblioteca de componentes moderna, diretamente no navegador (apenas com HTML e JavaScript padrão), ou junto ao seu framework preferido, seja ele React, Vue, ou Angular.
Se você é ou quer ser um contribuidor, ou seja um "desenvolvedor CPS Elements", você pode usar esta documentação para entender como construir o CPS Elements a partir dos códigos-fonte. Você precisará de um ambiente executando Node a partir da versão 14.17
, para compilar e executar o projeto localmente.
Você não precisa fazer nada disso para usar CPS Elements! Esta página é direcionada a pessoas que querem contribuir com o projeto, ajustar seus códigos-fonte, ou mesmo construir algo novo a partir do CPS Elements.
Se isso não é o que você está tentando fazer, a documentação é onde você realmente quer estar para começar.
Os componentes em si são feitos com LitElement, uma classe base de criação de elementos customizados que oferece uma API intuitiva e suporte a interligação reativa de dados. A construção do pacote distribuível é então realizada através de um script de build personalizado, montado com esbuild.
A base é esta, mas muitas outras técnicas e tecnologias estão em uso, como CSS com custom properties (variáveis), TypeScript, Iconify, Web Test Runner, ESLint, Prettier, dentre outros. Passear por este repositório por um tempo é a melhor forma de observar tudo que está em uso para criação desta biblioteca de componentes.
Como de praxe em projetos open-source, comece a contribuir criando sua própria ramificação no GitHub, e então faça um clone local, por fim instalando as dependências.
git clone https://github.com/YOUR_GITHUB_USERNAME/cps-elements
cd cps-elements
npm install
Assim que clonado o repositório, execute o comando:
npm run dev
Isto iniciará o servidor de desenvolvimento local do CPS Elements. Após a construção inicial (que pode demorar um pouco mais do que as posteriores), seu navegador padrão abrirá automaticamente.
Não há recurso de hot module reloading (HMR) neste projeto, uma vez que os navegadores não oferecem um mecanismo para re-registrar elementos customizados, então, em geral, após salvar mudanças nos códigos-fontes, seu navegador recarregará a página por completo para exibir os conteúdos atualizados.
A documentação deste projeto é escrita em Markdown e gerada como site estático através do Docsify, em tempo de execução. Desta forma, não é um script de compilação da documentação e ela pode ser alterada em tempo real, o que também ocasionará o recarregamento completa do navegador após um salvamento.
Para gerar uma compilação para produção, execute o comando:
npm run build
A compilação para produção pode ser testada localmente em seguida, com:
npm start
Há um script NPM disponível para gerar a base de novos componentes. Para tal, execute o comando a seguir, substituindo cps-tag-name
o nome de tag HTML desejado para o novo componente.
npm run create cps-tag-name
Isso gerará um arquivo .ts
de código-fonte, um arquivo de estilos, e uma página de documentação para o novo componente. Quando você iniciar o servidor de desenvolvimento, você encontrará automaticamente o novo componente na sessão "Componentes" da barra de navegação lateral.
Embora uma iniciativa originada como parte do projeto de UI/UX institucional, que também sustenta o CPS Design System, CPS Elements é um projeto open-source e contribuições são encorajadas! Se você tem interesse em contribuir, por favor, confira primeiro as instruções para contribuição.
Qualquer tipo de suporte que você oferecer, será muito apreciado! 👇
CPS Elements foi projetado inicialmente pelo professor Erick Petrucelli. Está disponível sob os termos da licença MIT.