Skip to content

Latest commit

 

History

History
90 lines (53 loc) · 4.96 KB

File metadata and controls

90 lines (53 loc) · 4.96 KB

1. Olá Web3 (Três linhas de código)

Recentemente, tenho revisitado o estudo do Solidity para consolidar alguns detalhes e criar um "Guia de Introdução ao Solidity" para iniciantes (programadores avançados podem buscar outros tutoriais). Será atualizado semanalmente com 1-3 lições.

Twitter: @0xAA_Science

Comunidade: Discord | Grupo do WhatsApp | Website wtf.academy

Todo o código e tutorial estão disponíveis no GitHub: github.com/AmazingAng/WTFSolidity


Introdução ao Solidity

Solidity é uma linguagem de programação utilizada para escrever contratos inteligentes na Máquina Virtual Ethereum (EVM). Acredito que dominar o Solidity seja uma habilidade essencial para quem deseja se envolver em projetos blockchain: a maioria dos projetos blockchain são de código aberto e entender o código pode ajudar a evitar perder dinheiro em projetos ruins.

Solidity possui duas características:

  1. "Orientado a Objetos": Aprender Solidity pode ajudá-lo a conseguir um bom emprego no campo blockchain e encontrar parceiros ideais.
  2. "Avançado": Não saber Solidity em um ambiente de criptomoedas pode ser visto como desatualizado.

Ferramenta de Desenvolvimento: Remix

Neste tutorial, utilizaremos o Remix para trabalhar com contratos Solidity. O Remix é um ambiente integrado de desenvolvimento de contratos inteligentes recomendado oficialmente pela Ethereum, ideal para iniciantes, pois permite o rápido desenvolvimento e a implantação de contratos diretamente no navegador, sem a necessidade de instalar nada localmente.

Site: https://remix.ethereum.org

No Remix, o menu à esquerda tem três botões, que correspondem a arquivos (para escrever código), compilar (para executar o código) e implantar (para implantar o contrato na blockchain). Clique no botão "Criar novo arquivo" (Create New File), para criar um contrato Solidity em branco.

Painel do Remix

Primeiro Programa em Solidity

Este programa simples consiste em 1 linha de comentário e 3 linhas de código:

// SPDX-License-Identifier: MIT
pragma solidity ^0.8.21;
contract HelloWeb3{
    string public _string = "Olá Web3!";
}

Vamos analisar o programa e aprender sobre a estrutura de um arquivo de código Solidity:

  1. A primeira linha é um comentário que indica a licença de software que o código está utilizando, neste caso, a licença MIT. Se a licença não for especificada, o compilador emitirá um aviso, mas o programa ainda será executado. Comentários em Solidity começam com "//" seguido pelo conteúdo do comentário.

    // SPDX-License-Identifier: MIT
  2. A segunda linha declara a versão do Solidity que este arquivo está usando, pois a sintaxe varia entre versões. Esta linha indica que o arquivo só pode ser compilado com a versão 0.8.21 do compilador Solidity, até a versão 0.9.0 (a segunda condição é fornecida pelo "^"). As declarações em Solidity terminam com ponto e vírgula (;).

    pragma solidity ^0.8.21;
  3. As linhas 3-4 são a parte do contrato. A linha 3 cria o contrato (contract) e declara que o nome do contrato é HelloWeb3. A linha 4 é o corpo do contrato, declarando uma variável string _string pública, com o valor "Olá Web3!".

    contract HelloWeb3 {
        string public _string = "Olá Web3!";
    }

Continuaremos a investigar variáveis mais detalhadamente no Solidity.

Compilando e Implantando o Código

Na página de edição de código do Remix, pressione Ctrl + S para compilar o código, é muito conveniente.

Após a compilação, clique no botão "Implantar" no menu à esquerda para acessar a página de implantação.

Imagem de Implantação

Por padrão, o Remix usa a Máquina Virtual Remix (anteriormente conhecida como Máquina Virtual JavaScript) para simular a rede Ethereum ao executar contratos inteligentes, como se fosse uma rede de testes no navegador. O Remix também oferece algumas contas de teste, cada uma com 100 ETH (tokens de teste) para uso. Clique em Deploy (botão amarelo) para implantar o contrato que escrevemos.

Imagem do _string

Após a implantação bem-sucedida, você verá o contrato chamado HelloWeb3. Clique em _string para ver a mensagem "Olá Web3!".

Conclusão

Nesta lição, introduzimos brevemente o Solidity e a ferramenta Remix, e concluímos nosso primeiro programa Solidity - HelloWeb3. A seguir, continuaremos a estudar o Solidity de forma mais aprofundada!

Recursos recomendados em Solidity

  1. Solidity Documentation
  2. Solidity Tutorial by freeCodeCamp